Esta dúvida é muito comum, especialmente entre MEIs que estão começando e tentando organizar as finanças. Vamos entender de uma vez por todas.
A Resposta Direta
NÃO. O relatório mensal do MEI é exclusivamente para registro de receitas brutas (todo o dinheiro que entra). Despesas não devem ser lançadas nele.
Mas então, onde eu registro as despesas?
As despesas devem ser controladas separadamente. Você pode:
Criar uma planilha de controle de despesas
Usar um caderno apenas para anotar gastos
Utilizar aplicativos de gestão financeira
Contratar um serviço de contabilidade simples
Por que não misturar?
O relatório mensal tem uma função específica: registrar as receitas para:
Controle do teto anual (R$ 81.000,00)
Base para declaração anual (DASN)
Comprovação de renda
Misturar despesas com receitas:
Atrapalha o cálculo correto do faturamento
Pode fazer você achar que faturou menos do que realmente faturou
Confunde na hora de declarar para o governo
Mas e a nota fiscal de compra? Preciso guardar?
SIM! E isso é muito importante. As notas fiscais de compra (de mercadorias, matéria-prima, materiais) devem ser guardadas com o mesmo cuidado que as notas de venda.
Para que servem as notas de compra?
Comprovar estoque: Se você compra, precisa conseguir provar que vendeu ou ainda tem os produtos
Justificar divergências: Se a Receita ver que você comprou R$ 50.000 e declarou R$ 40.000, as notas de compra mostram que você tem estoque
Calcular lucro: Para sua gestão interna, você precisa saber se está tendo lucro (receitas - despesas)
Como organizar receitas e despesas juntas?
Muitos MEIs usam um sistema simples de duas planilhas:
Planilha 1: Relatório Mensal (apenas receitas)
Mês
Receitas com nota
Receitas sem nota
Total de receitas
Planilha 2: Controle Financeiro (receitas e despesas)
Mês
Total de receitas (copiado da Planilha 1)
Despesas (compras, aluguel, contas, etc.)
Lucro/Prejuízo (receitas - despesas)
E o imposto de renda? Como fica?
Para o Imposto de Renda da pessoa física, parte dos rendimentos do MEI pode ser isenta. O cálculo da parte isenta leva em conta as despesas! Por isso é tão importante ter o controle de gastos separado.
Exemplo Prático
Maria vende artesanato. Em janeiro:
Vendeu R$ 2.000,00 (receita)
Gastou R$ 800,00 em materiais (despesa)
No relatório mensal (obrigatório): Ela registra R$ 2.000,00
No controle pessoal (recomendado): Ela anota:
Receita: R$ 2.000
Despesa: R$ 800
Lucro: R$ 1.200
Conclusão
O relatório mensal é para o governo ver quanto você faturou. Seu controle pessoal é para você ver quanto ganhou de verdade. Mantenha os dois separados e organizados, e seu negócio será muito mais saudável financeiramente.
Nenhum comentário publicado ainda.
Facilitando o controle financeiro do Microempreendedor
O site Relatório MEI não é um site oficial do Governo. Nosso objetivo é ajudar o Microempreendedor MEI com Informações úteis.
© 2026 Relatório MEI - Todos os direitos reservados